Home Histórico

O Laboratório de Hipertensão foi criado pelas professoras Andréia Carvalho Alzamora e Raquel do Pilar Machado em julho de 2003 com recursos provenientes do PRONEX- CNPq e FAPEMIG em colaboração com os Professores Robson Augusto Souza Santos e Maria José Campagnole dos Santos, ambos pertencentes ao departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. O objeto de estudo neste Laboratório tem sido, desde sua criação, projetos que nos possibilitam entender e estender observações sobre o controle central e periférico da pressão arterial.

A partir de 2007 e 2008 os estudos foram incrementados, com o ingresso na UFOP e no Laboratório de Hipertensão da Profa. Lisandra Brandino de Oliveira e do Prof. Mauro César Isoldi, respectivamente. Com a entrada desses professores tornou-se mais abrangente os estudos desenvolvidos no entendimento do controle cardiovascular a partir das linhas de estudo desses professores. Desde então, vem sendo estudado pelo nosso laboratório as rotas bioquímicas responsáveis pela hipertrofia dos cardiomiócitos.

Atualmente participamos de dois grandes projetos interinstitucionais: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inovação Nanobiofarmacêutica (INCT) financiado pelo CNPq (Edital nº 15/2008) sob coordenação geral do Prof. Dr. Robson Augusto Souza dos Santos da Universidade Federal de Minas Gerais e Rede Mineira de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos de Produtos Terapêuticos (TOXIFAR)-FAPEMIG sob coordenação geral da Profa. Dra. Vera Maria Peters da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nossa participação do INCT envolve o projeto “Avanço no conhecimento das ações cardíacas e no SNC da Ang-(1-7) e análogos com vista ao desenvolvimento futuro de estratégias farmacológicas para o tratamento das doenças cardiovasculares”. Os estudos realizados no Laboratório de Hipertensão abrangem as linhas de pesquisa certificado pelo CNPq em 28/04/06.

Em parceria com a Universidade de São Paulo – USP – e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - estamos submetendo atualmente um projeto - PAPEL DO RELÓGIO BIOLÓGICO NA FUNÇÃO CELULAR DE CARDIOMIÓCITOS E CÉLULAS ADENOHIPOFISÁRIAS DE RATOS - que está em vias de aprovação e cuja Coordenadora é a Profa. Dra. Ana Maria De Lauro Castrucci (USP - IB – SP).