Home Projetos

Projetos

 

  • Avaliação do Potencial Terapêutico do Treinamento Físico em Restaurar o Metabolismo dos Tecidos Adiposos Branco e Marrom na Síndrome Metabólica Induzida por Dieta em Ratos
    Descrição: objetivo desse estudo será avaliar o efeito terapêutico do TF sobre os parâmetros bioquímicos, expressão de adipocinas, sinalização da insulina e das proteínas desacopladoras (UCPs) no tecido adiposo marrom. Para isso, ratos com 4 semanas de idade serão alimentados com dieta controle AIN-93 ou dieta hiperlipídica por 13 semanas e ao TF por seis semanas, a partir da sexta semana de dieta. No final da 13ª semana, parâmetros bioquímicos (kits comerciais) em soro e plasma e as expressões gênicas (mRNA, qRT-PCR) da UCPs, adipocinas (leptina, resistina, adpisina, adiponectina, TNF-α, COX 2, PPARγ2, coativador 1 do receptor ativado por proliferador do peroxissoma, do receptor de insulina (IR), IRS-1 e IRS-2, proteína quinase B, GLUT 4 e expressão proteica (GLUT4 e COX2, Western blot) serão avaliadas no tecido adiposo marrom, branco e músculo gastrocnêmico.

  • Avaliação do potencial terapêutico da formulação oral de Ang-(1-7) na síndrome metabólica induzida por dieta em ratos.

  • Efeitos da hiperóxia na resposta oxidativa e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em camundongos BALB/c obesos
    Descrição: Este estudo tem por finalidade verificar os efeitos da hiperóxia na resposta oxidativa e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em camundongos BALB/c obesos.

  • Efeitos do treinamento em natação sobre a contratilidade de cardiomiócitos de ratos com hipertensão renovascular 2 rins 1 clipe

  • Efeito do treinamento físico na Sindrome Metabolica Induzida por Dieta em Ratos

  • Estudo do envolvimento dos receptores de Adenosina (A1,A2a,A2b e A3) sobre a ação cardioprotetora dos antagonistas mineralocorticoides no coração de rato.
  • Descrição: Espironolactona e eplerenona possuem ação cardioprotetora sobre a lesão cardíaca causada por isquemia e reperfusão (I-R). Ambas são capazes de reduzir a área infartada quando administradas antes da isquemia e/ou no início da reperfusão, sugerindo que esses fármacos atuem como agentes de pré e pós-condicionamento farmacológico. No entanto, pouco se sabe sobre o mecanismo protetor desencadeado por esses antagonistas no coração. Um estudo realizado em coração isolado de ratos submetidos a I-R demonstrou que um inibidor não seletivo para receptores de adenosina bloqueou a ação de antagonistas de MR durante a reperfusão. A ativação de receptores de adenosina (A1, A2a, A2b e A3) estão envolvidos na cardioproteção desencadeada pelo pré e pós-condicionamento isquêmico. Nossa proposta é tentar entender um pouco mais sobre a ação cardioprotetora de antagonistas de MR na I-R. Para isso, testaremos as seguintes hipóteses: A ação cardioprotetora de antagonistas MR pode estar sendo mediada por receptores de adenosina e/ou esses antagonistas poderiam estar, de alguma forma, aumentando os níveis de adenosina no tecido cardíaco ou inibindo a degradação da mesma, bloqueando suas enzimas degradadoras. Para isso, realizaremos ensaios in vivo e in vitro. In vivo, avaliaremos o efeito dos antagonistas de MR, eplerenona e espironolactona, sobre o tamanho da área infartada de corações de ratos submetidos a I-R, na presença e na ausência de antagonistas seletivos para os quatro subtipos de receptores de adenosina. Avaliaremos, também, os níveis séricos de adenosina nos animais. In vitro, utilizaremos células de cardiomiócitos, que serão submetidas à hipóxia/reoxigenação. Verificaremos o efeito dos antagonistas de MR sobre os níveis de adenosina nas células cardíacas e sobre a atividade da adenosina quinase/ e deaminase.

  • Rede mineira de ensaios toxicológicos e farmacológicos de produtos terapêuticos